top of page

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Fernando Mattiolli Vieira (UPE-Petrolina)
Prof. Dr. Luciano José Vianna (UPE-Petrolina)
Prof. Dr. Thiago Eustáquio Araújo Motta (UPE-Petrolina)

​

Contamos com o apoio da Universidade de Pernambuco para a realização do evento. Os grupos de estudos dos profissionais citados também estão envolvidos na realização do evento. Dispomos uma ementa dos grupos para conhecimento público.

GEEPA.png

GEEPA

Grupo de estudos

"As reuniões regulares do Grupo de Estudos sobre Épico e Performatividade na Antiguidade (semanais) visam instrumentalizar o licenciando em História a partir do contato com a documentação primária e o diálogo fértil com a historiografia de forma aprofundar sua reflexão crítica e aprimorar sua prática docente. O ensino das obras ditas clássicas, articulado à prática de pesquisa, permite não apenas aprofundar a compreensão do universo sócio político e cultural que as produziu, mas também de suas particularidades formais mais marcantes. Na Antiguidade, as bases formais do Épico estabeleceram-se em uma tradição mítico poética mediterrânica da qual compartilham Homero, Hesíodo, Apolônio de Rodes, Névio, Ênio, Virgílio. Muito mais que trocas comerciais, o Mediterrâneo possibilitou a circulação de grupos, línguas, ideias, narrativas e formas artísticas. Nossas preocupações metodológicas se desdobram em dois eixos orientadores: primeiramente, a problematização das condições históricas e materiais de produção destas obras e, por conseguinte, o mapeamento da tradição épica como conjunto de convenções formais e sua matriz mediterrânica.​​"

historia e violencia.png

História e Violência

Grupo de estudos

"O grupo de estudos História e Violência, coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Mattiolli, tem trabalhado com questões ligadas às diversas facetas da violência encontradas ao longo da história, principalmente nas sociedades primitivas e antigas, visando compreender quais os fatores relacionados com as origens da violência e os responsáveis por seus gradientes, por um lado, e quais os mecanismos utilizados por essas sociedades para controlar a violência corrente, por outro. O trabalho do grupo se faz principalmente com perspectivas teórico-metodológicas, que podem ser utilizadas na reflexão de recortes temporais e espaciais distintos – o que faz com que docentes que se dedicam ao estudo de diferentes objetos presentes nesses recortes possam participar das atividades do grupo, desde que contemplem a relação entre história e violência. O grupo de estudos História e Violência está vinculado ao Grupo de Pesquisa: História e Memória."

logo spatio serti novo.jpg

SPATIO SERTI

Grupo de estudos e pesquisa em Medievalística

"O Spatio Serti - Grupo de Estudos em Medievalística tem como objetivo estabelecer um espaço de debate acadêmico sobre o Medievo e os estudos medievais no âmbito do campus da UPE/Petrolina, promover a integração com outros campi da UPE e outros grupos e núcleos de estudo e pesquisa sobre o Medievo de outras universidades, assim como colaborar na divulgação dos estudos medievais na região nordeste do país. O objetivo das reuniões é desenvolver estudos voltados para a formação docente, fomentando discussões e estratégias direcionadas para a organização do trabalho em sala de aula e na pesquisa acadêmica. As reuniões do grupo ocorrem semanalmente. Os integrantes do grupo desenvolvem suas pesquisas em diversos âmbitos, tais como Iniciação Científica, Monitoria e Monografia. As linhas de estudo e discussão do grupo são: 1) Fontes para o ensino de História Medieval; 2) História das Mulheres no Medievo; 3) A escrita da História no Medievo e 4) Desvendando os mitos medievais."

bottom of page